Província
São Lourenço
de Brindes
Freis Capuchinhos do Paraná e Santa Catarina

CÚRIA PROVINCIAL:
Rua Alcides Munhoz, 190 - Caixa Postal: 18.833 - CEP 80410-980 - Curitiba, PR
Tel.: (41) 3335 2323 / Fax: (41) 3335 1087

Berardo – 16

São Berardo e Companheiros

berardoEm 1219, seis franciscanos foram enviados como missionários a Espanha.
Tornaram-se os primeiros mártires da ordem fundada por Francisco de Assis. Todos nasceram na Itália. Eram eles Vital, Berardo, Pedro, Acúrsio, Adjunto e Oto. Dois irmãos leigos e três sacerdotes.
Partiram descalços, sem dinheiro e nenhuma provisão conforme recomedava Francisco. Passaram por Portugal e, enfrentando muitas dificuldades, alcançaram Sevilha, que se encontrava sob o domínio dos mouros.
Levados por uma determinação de levar o Amor de Deus aos muçulmanos, pregaram o Evangelho ao próprio rei dos mouros que, irritado por tão grande atrevimento, mandou-os para a prisão. Foram salvos, graças à intervenção do príncipe que convencera o pai a deportá-los para Marrocos.
Ali chegados, logo se puseram a anunciar o Evangelho aos marroquinos e ao próprio Miramolim, rei dos mouros. Este os saoberardoexpulsou de suas terras. Os cinco santos, entretanto, retornaram e retomaram a pregação. Insistiram até que foram presos, açoitados e decapitados pelo rei, que julgava assim prestar um culto a Alá, Deus de Maomé, seu santo profeta.
Contam que ao receber a notícia do martírio, Francisco de Assis exclamou com júbilo: Agora posso dizer que verdadeiramente tenho cinco irmãos!
Naquele mesmo ano – 1226 – morria também o Pobrezinho de Assis.

ORAÇÃO:

Ó Deus, que consagrastes os primórdios da Ordem dos Menores pelo glorioso martírio dos vossos santos mártires Berardo e seus companheiros, concedei que possamos viver firmes na fé, como eles não hesitaram em morrer por vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


Liturgia Diária

Evangelho: 5ª-feira da 28ª Semana do Tempo Comum

Santo: São Paulo da Cruz

Publicações VEJA +
Enquete
Quais trechos da Bíblia você consulta mais?
Ver o resultado