Província
São Lourenço
de Brindes
Freis Capuchinhos do Paraná e Santa Catarina

CÚRIA PROVINCIAL:
Rua Alcides Munhoz, 190 - Caixa Postal: 18.833 - CEP 80410-980 - Curitiba, PR
Tel.: (41) 3335 2323 / Fax: (41) 3335 1087

Mensagem do pároco › 14/02/2017

BÊNÇÃO ÀS PESSOAS

Todas as pessoas que crêem em Deus adquiriam o costume, ensinado pelos pais ou na Igreja que esteve ou está integrado, de pedir a bênção a Deus. Elas fazem este pedido aos pais, aos avôs, aos tios, aos padrinhos de batismo, crisma e até às testemunhas de casamento. Também tem-se o costume de consagrar as crianças a Nossa Senhora, a Mãe de Jesus. Isso constrói ligação espiritual entre as pessoas envolvidas. Tornou-se um valor que se cultiva, mesmo em tempos em que o subjetivismo, relativismo, secularismo e outros conceitos que prevalecem em nossos dias.

Pela ligação que se cria nesses eventos de valor, as pessoas constroem relacionamento de ajuda mútua, de respeito, de gratidão e também de aprendizado religioso. A pessoa humana precisa de outras pessoas para viver e crescer no aprendizado através da orientação verbal e pelo testemunho de vida. É algo bom que se cultiva e avança no desenvolvimento da pessoa. Muitos falam destas pessoas com alegria, gratidão e respeito pelo que elas representam e ajudam no crescimento espiritual em suas vidas.

A palavra BÊNÇÃO (BAARAH) vem de uma raiz (barakeh, beirakekheh) que significa ajoelhar, abençoar, exaltar, agradecer, felicitar, saudar. Diria que quando uma pessoa pede para ser abençoada por alguém, é querer todo o bem que vem de Deus. Que Ele, segundo a sua vontade, conceda tudo que seja o melhor para viver em comunhão com Ele e com as pessoas. Também que dê paz, saúde, alegria, proteção, vigor, determinação, benefícios materiais e espirituais. A resposta de quem recebeu o pedido é Deus o Abençoe! Somente Ele pode conceder o melhor para a vida. Ele é a nossa origem e também onde encontramos a plena comunhão-santificação. É bom manter este sagrado costume.

No início de cada ano há o costume em três localidades no Estado do Paraná, além do que se realiza durante todo o ano em nossas fraternidades e paróquias, a bênção dos motoristas (carros) e de pessoas que buscam os freis Capuchinhos da Província do Paraná e Santa Catarina. Na primeira sexta-feira do ano na Igreja Nossa Senhora das Mercês em Curitiba; no domingo após a primeira sexta-feira do ano no Santuário São Leopoldo Mandic,na Vila Nossa Senhora da Luz, também em Curitiba; e na segunda sexta-feira do ano, na Igreja Imaculada Conceição, em Ponta Grossa. Nestes locais, criou-se a tradição de benzer os carros, motoristas e pessoas que buscam os freis no início do ano. É grande número de freis capuchinhos que atuam no serviço da bênção e também conta-se com ajuda de muitos voluntários leigos, junto aos freis.

Este ano de 2017 manteve-se a tradição e grande presença de fiéis que acorreram às Igreja citadas e proximidade para receber a bênção do Senhor. É perceptível nas pessoas o quanto Deus é importante em suas vidas e a importância da mediação dos freis capuchinhos aos que desejam pedir ao Senhor. É manifestação de fé e confiança no Senhor que é todo o Bem, o Sumo Bem!

Louvemos ao Senhor que tudo nos concede em Seu amor por nós. Cultivemos o santo costume religioso da saudação e pedido de bênção às pessoas que temos como exemplo de vida cristã católica. Vivamos a interdependência com as pessoas que amamos e queremos servir e também sermos ajudados na sua experiência relacional com o Senhor.

Que o Senhor nos abençoe e nos guarde; mostre a sua face e tenha misericórdia de nós; volte para nós o seu Rosto e nos dê a sua paz.

Amém!

 

 

 

Frei Cláudio Sérgio de Abreu, OFMCap

Ministro Provincial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicações VEJA +
Enquete
Quais trechos da Bíblia você consulta mais?
Ver o resultado